Tratornew promove 2ª edição de workshop que integra colaboradores

A integração, alinhamento de valores e formação dos colaboradores são prioridades para a Tratornew. Por isso, de 10 a 12 de novembro foi realizado o Workshop Tratornew 2021, com o tema “Mais forte do que nunca”, em referência à obra de Brené Brown.
“Entendemos que esses encontros, o networking, as dinâmicas e até mesmo os momentos de descontração entre as equipes fazem toda a diferença para nos tornarmos equipes diferenciais no mercado”, afirma o diretor executivo da Tratornew, Renato Granato. “As equipes estão em constante mudança e evolução, porque estão inseridas num mercado que funciona assim. Por isso, temos sempre que nos adaptar e o Workshop que realizamos neste ano na segunda edição com certeza contribui para isso”, diz Granato.
Para Kedma Nascimento, professora da Fundação Dom Cabral que ministrou o Workshop, atualmente vivemos o momento de “quarta e quinta revoluções industriais, que exigem uma liderança diferenciada”. Para ela, são necessárias algumas atribuições para o líder das equipes sistêmicas, que se adaptam às tendências do mercado. O primeiro é o equilíbrio emocional, “para lidar com todas as mudanças rápidas, a transformação digital”, como conta a professora. “Segundo, o líder tem que saber desenvolver e manter equipes sistêmicas, sendo um facilitador delas, já que representam todas as áreas e sistemas da organização”, diz. “A equipe sistêmica é que toma decisões, resolve conflitos, estabelece metas, estratégias e, com isso, atualiza, dá forma e ritmo à organização”, detalha. “O terceiro desafio é fazer com que as pessoas aprendam, desaprendam e reaprendam continuamente”, finaliza Kedma.
Como explica a professora, o líder deve ser um facilitador, que atualiza e guia a equipe e a organização, “trocando o ‘manda quem pode, obedece quem tem juízo’, pela dialogação, a conversação contínua, em equipe sistêmica, porque todas as áreas da organização estão representadas ali”. “Isso só é possível com a equipe sistêmica. É preciso mudar o modelo mental para que as pessoas, em vez de ficarem preocupadas em atender a uma expectativa, comecem a pensar em novas possibilidades para fazer a diferença”, defende a professora da Fundação Dom Cabral.
Kedma garante, ainda, que o resultado de equipes mais preparadas é aparente no mercado comercial. “O líder faz com que a equipe esteja olhando para a cadeia de valor, da qual o centro é o cliente. O líder passa a ter dois clientes: o cliente que compra o produto da organização e a equipe sistêmica, por isso ele tem que sair da sala e estar com as equipes continuamente, sendo um facilitador”, diz.
Ana Clésia Alcântara Baggio de Oliveira, psicóloga do grupo gestor da Tratornew, destaca o tema escolhido para este ano, o livro “Mais forte do que nunca”, de Brené Brown. “O tema desse ano é muito convidativo, reforça ainda mais a gente se engajar no propósito e marca um tempo de mudança, da gente se perceber forte para continuar essa caminhada e estruturar mais o negócio, crescer enquanto equipe”, diz.
A professora Kedma relembra também a edição anterior do Workshop e destaca os bons resultados. “Eu vejo que eles estão muito mais leves, a autoestima está mais saudável, eles estão dialogando mais, se sentindo responsáveis pelos resultados e muito mais encorajados a trabalhar mudanças”, encerra.
Para Ana Clésia, o Workshop representa uma “quebra de barreiras, entre pessoas e entre setores”. “A gente se percebe uma equipe mais integrada, que se comunica mais, que administra melhor os conflitos e tende a resolver melhor os conflitos, devido à confiança que tem criado”, defende.
Segundo a psicóloga, a integração e o fortalecimento das equipes traz resultados e torna a Tratornew mais competitiva. “Quando a gente se estrutura enquanto equipe, se entende, se respeita também, isso nos fortalece. Então a gente se torna muito mais competitivo, o cliente vai ser melhor atendido, a gente vai resolver melhor os problemas”, enumera.






